6 de mai. de 2010

Camarão com Molho Bechamel de Pápicra


Tive essa idéia após ver um programa de televisão, onde o chef fazia ostras gratinadas com molho bechamel de açafrão. Não sei se cometi algum pecado gastronômico ou algo parecido, mas o resultado ficou excelente. Na foto em questão, eu utilizei páprica picante ao invés de açafrão, e o resultado ficou até melhor.

Molho Bechamel:

Encontrei várias receitas diferentes para o molho, mas acabei ficando com essa que me proporcionou um resultado mais agradável.
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 copo e meio de leite
- ½ cebola picada
- 1 dente de calho
- sal
- pimenta do reino
- noz moscada
- páprica picante

Em uma panela, ferva o leite, a cebola e o alho (picado ou amassado), sal, pimenta, noz moscada ralada, e páprica picante. Depois baixe o fogo, mexendo sempre, e deixe o leite pegar gosto. Depois peneire para que somente fique o leite aromatizado e reserve.
Em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione lentamente a farinha (sempre mexendo). Depois é só adicionar o leite reservado até obter uma mistura homogênea. O molho está pronto.

Ingredientes:

- 500g de camarão descascado
- 1 tomate grande fatiado
- 1 pimenta dedo de moça bem picada (sem semente)
- limão siciliano

Em um recipiente de vidro espalho o tomate fatiado, a pimenta picada e camarão devidamente temperado com sal e pimenta do reino. Ponha dois fios de limão e 2 de azeite. Espalhe por cima o molho bechamel e raspas do limão. Leve ao forno médio até o camarão ficar pronto e depois é só comer.


Dica:
- Esse molho pode ser aromatizado com diversos ingredientes. Tem apenas que saber em que vai ser utilizado para criar perfeita harmonia, mas pode utilizar tomilho, alecrim, açafrão, etc...
- Cuidado quando for tirar as raspas do limão. A parte branca da casca é extremamente amarga, tente retirar apenas a camada superficial da casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário