20 de mai. de 2010

Cerveja Medieval

Hoje, provei uma excelente cerveja artesanal mineira chamada Medieval. Ela faz parte da modesta diversidade de cervejas oferecidas pela empresa Backer, nascida a quase 12 anos, mas apesar de jovem, oferece um produto de qualidade ímpar.
É uma Blond Ale, e como toda Ale, é de fermentação alta. Sua cor é dourado bem forte, e tem espuma branca e persistente. O sabor é bem condimentado e notas frutadas. Uma típica cerveja, a qual não dá vontade de parar de beber.
Decidi acompanhar a bebida com um queijo suave. Escolhi o queijo minas tipo padrão, mas para deixá-lo suave, pus ele cortado em cubos por cima de tiras de pão (se tivesse pão árabe, teria usado). Aqueci em uma frigideira para dar uma leve amolecida na consistência e no sabor. Depois, reguei com azeite e ervas finas (imaginei que as ervas cairíam bem com o sabor condimentado).
Não bastando o sabor da cerveja ser incrível, a embalagem é linda desde o rótulo, passando pelo vidro fosco, até a tampinha coberta de cera.
Não existe copo certo para se apreciar cerveja, desde que não seja de plástico, sujo, ou impeça a apreciação da cor. Mas existem alguns copos que podem enaltecer ainda mais a bebida. A Medieval (no caso uma Blond Ale) pede, por exemplo, copos Lager, Willybecher (foto), ou Shaker. Por terem a boca mais larga que a base, esses copos permitem que a espuma se mantenha por mais tempo, porque enquanto se esvazia o copo, a superfície a ser coberta pela espuma diminui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário