13 de jun. de 2010

Macarrão Caseiro

Outro dia, resolvi me aventurar a fazer macarrão, mas com minha própria massa. Como ia fazer o macarrão, tinha que fazer de qualidade. Então, pesquisei e vi que com farinha de semolina a massa fica ideal, por ser a semolina, a parte nobre dos cerais e conter mais glutem que a farinha comum.





Ingredientes:

200g de farinha de trigo
200g de farinha de semolina
4 ovos

Misture as farinhas e os ovos formando uma massa, e vá mexendo até que ela fique homogênea. Passe a massa nos cilindros e depois dobre (como um rocambole), repetindo o processo até  que ela vá diminuindo o espaçamento entre os cilindros. Pouvilhe farinha de trigo após cada vez que for passar a massa na máquina. Isso evita que a massa fique grudenta. Depois disso, é nessessário deixar ela secando por ao menos 1 hora. Depois é só cortar na maneira que desejar (no meu caso, talharim).
Quando faço macarrão, nunca uso óleo na panela, mas por ser massa fresca, aconselho a utilizar esse método, para evitar que os fios de macarrão grudem um no outro.
Para fazer o molho branco, apenas refoguei cebola e alho, e misturei creme de leite, sal e pimenta até pegar o gosto.

Sem mistério algum, combinei o macarão com tomates cerejas cortados ao meio, folhas de manjericão e lascas de presunto de parma. Não tem como errar! Tomate com manjericão é uma combinação clássica, e se molho branco e presunto também combinam, porque não um presunto de parma?
Dica:- A quantidade de farinha é proporcional aos ovos. 100g para cada ovo.
- Se quiser fazer massa de cenoura ou beterraba, ou outra coisa, é só subistituir 1 ovo pelo que for utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário