13 de mai. de 2010

Salmão Bock

Como um apaixonado por cerveja, não poderia deixar de criar um prato todo voltado para ela. Sim, o salmão não é o principal. Primeiro escolhi a Baden Baden, e fiquei na dúvida se utilizaria a Red Ale ou a Bock. Acabei escolhendo a Bock. Depois foi bem fácil saber que prato faria. A gordura do salmão harmonizaria perfeitamente com a cerveja. O molho foi bem fácil, o difícil foi imaginar o que traria o equilíbrio ao prato. Já imaginava que o molho seria bem forte e acabaria ficando bem estranho se não encontrasse o ingrediente de balanço. Quando fui no mercado e vi o Shitake, tive certeza que ficaria perfeito. Até o cheiro remete a receita.

Ingredientes:

4 Filés de Salmão
1 cerveja Baden Baden Bock 600ml
200 g de Cogumelos Shitake
1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de manteiga com sal
4 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta do reino

Modo de Preparo:

Separe os filés em um saco plástico (ziploc) e acrescente a cerveja até envolver o salmão. Deixe marinando um dia pro outro. Dia seguinte retire o salmão, e com ajuda de uma toalha de papel, seque o excesso do marinado no peixe. Tempere com sal e pimenta, depois é só levar pra frigideira e reservar.
Para o molho, derreta uma colher de manteiga e acrescente 300 ml de cerveja e espere reduzir bem. Acrescente um sal e pimenta do reino para temperar e rale um pouco de noz moscada (bem pouco). Após reduzir bem, engrosse o molho com farinha e pra finalizar acrescente o azeite. O molho deverá ficar bem forte, mas fica assim mesmo.
Para finalizar, derreta o resto da manteiga e refogue a cebola, o alho e o cogumelo. O resultado final é simplesmente maravilhoso.

Dica:
-Por se tratar de uma cerveja Helles Bock, o copo adequado a ser servido seria um Cálice, Snifter ou Tulip. Isso porque esses copos retém o poderoso buquê típico das cervejas mais encorpadas e fortes. Seu formato permite que seja envolvido pela mão para aquecer a bebida e provocar a exalação dos aromas mais voláteis.
-Sempre que levar o salmão a frigideira, tenha cuidado para pôr a pele por baixo primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário